agosto 15, 2011

COMO CRIAR UMA HORTA PRODUTIVA

No Brasil há uma grande variedade de hortaliças que podem ser cultivadas em uma horta, as hortaliças são nutritivas e auxilia na promoção da saúde. Construir uma horta não é uma tarefa tão fácil como pensam as pessoas, pois exige certo conhecimento e muita dedicação. Se o objetivo é construir uma horta comercial, torna-se necessário uma orientação de um agrônomo ou técnico agrícola, e os cuidados devem ser redobrados, para não perder todo seu investimento. Abaixo você pode conferir passo a passo como construir sua própria horta.

PREPARAÇÃO DO TERRENO
Ao escolher um local para a implantação da horta, deve-se observar  algumas características básicas como:
O terreno deve ser plano, com boa luminosidade ( ideal 8-10 horas de sol).
O local deve contar com uma boa disponibilidade de água, solo com boa drenagem e ser longe de fossas, esgotos e chiqueiros.
Deve-se limpar o terreno, retirando pedras, lixos, mato, etc.

A terra precisa ser revirada a uns 15cm de profundidade para que fique fofa, e os torrões devem ser desmanchados.
A área escolhida pode ser dividida em canteiros elevados 10 -15 cm do chão, os canteiros devem ser nivelados e divididos em aproximadamente  1,20m de largura  por 2-5m de comprimento , mas essas medidas vão depender do tamanho da área disponível.
O espaçamento entre os canteiros pode ser de aproximadamente 40cm.

Preparar canteiros bem nivelados

ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS
A terra ideal para os canteiros é uma terra bem drenada e com bom índice de matéria orgânica. A preparação apropriada do solo fornece a base para a boa germinação da semente e o crescimento subsequente de colheitas da horta.
Os adubos que serão utilizados podem ser químicos ou orgânicos, se o solo for um solo pobre de matéria orgânica, os adubos orgânicos são os mais indicados , como por exemplo:
húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, etc.
Os adubos químicos mais indicados são: NPK e Ureia.
Os adubos devem ser bem misturados à terra do canteiro até uma camada de uns 10cm de profundidade, não ultrapassar as medidas recomendadas, pois o excesso do adubo pode "queimar" as plantas, prejudicando seu desenvolvimento. Após aplicação do adubo, esperar 2 semanas até o solo se estabilizar, para então plantar as mudas ou semear.


PLANTIO
O plantio da horta pode ser feito transplantando as mudas ou semeando, o ideal é realizar esse procedimento à tardinha. Ates de plantar, porem deve se delinear (fazer riscos no chão) o canteiro com espaçamento ideal conforme o tipo de espécie que será plantada. Nas embalagens das sementes pode ser encontrado as indicações, bem como a profundidade ideal de plantar a semente.

PLANTIO DAS MUDINHAS
As mudas são retirada de bandejas chamadas de sementeiras, deve-se retirar a muda juntamente com a terra, e sem danificar a raiz. Fazer pequenas covas, colocar a muda, cobrir com a terra e pressionar levemente com os dedos para ficar bem firme. Após o plantio, regar as mudinhas, mas não encharcar o solo.

PLANTIO DAS SEMENTES
Onde foram marcadas as linhas, fazer sulcos de 1-3 centímetros, dependendo do tipo do vegetal. Ir colocando as sementes de forma uniforme em toda a linha. Como nem todas as sementes irão germinar, é necessário colocar uma quantidade maior de sementes. Cobrir as semente com a terra, evitando os torrões. Regar com delicadeza, fazendo apenas um chuvisco fino de água.
Após as mudas atingirem de 2 a 3 folhas, deve-se fazer um procedimento chamado desbaste, que consiste em arrancar o excesso de mudas que germinaram, as mudas a serem arrancadas devem ser as mais fracas, e as que estejam fora do espaçamento adequado.
As regas devem ser frequentes, e a quantidade de água vai depender da rusticidade de cada espécie, por exemplo o alface é uma planta que exige umidade de solo constante, por isso necessitam serem regadas diariamente. Mas nunca deve-se encharcar o solo.
Aproximadamente 20 dias após o plantio, recomenda-se fazer mais uma adubação de manutenção, no qual  o adubo é aplicado na quantidade recomendada entre as fileiras. Regar o canteiro após aplicar o adubo.

COMO FAZER SUA PRÓPRIA SEMENTEIRA

Sementeira é o local onde você vai produzir suas próprias mudas. geralmente é uma bandeja feita de isopor ou plástico vendida nas casas de produtos agrícolas, outra alternativa mais barata sao copinhos descartáveis furados no fundo.
  A terra a ser utilizada é uma terra diferenciada conhecida como substrato e também pode ser encontras em lojas agrícolas. Para semear, o substrato deve estar um pouco umido, uma pequena cova é aberta (cerca de 1-3 cm) coloca-se 3 sementes para garantir que pelo menos uma vai germinar. Cobrir as covinhas com terra fofa de preferência peneirada, regar com pouca água em forma de spray. Jatos  fortes de água pode arruinar todo seu trabalho. Regar  de manha e à tarde e manter a sementeira em local de meia sombra ou se preferir em estufas. As mudas devem ser transplantadas quando atingirem mais de 5 folhas, geralmente 20 dias após o plantio.


10 comentários:

  1. Cara, muito legal o blog e o post, varias dicas muitos boas para fazer uma horta pequena ou de escala grande. Valeu mesmo vou indicar esse blog para um pessoal que gosta muito sobre agricultura.


    http://tokubetsunaotaku.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. que interessante! tinhamos hortas na fazenda... morro de saudade ... se tivesse um tantinho de terra aqui em casa faria uma..

    ResponderExcluir
  3. Olha se eu morasse no campo iria adorar cuidar de uma roça mas ak na cidade é ruim de faer isso cliquei nos anuncios retribui?
    http://www.ostonsnanet2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Interessante o blog. Muito legal, parabéns. ótimas dicas aqui =D

    ResponderExcluir
  5. Que dica bacana! Não conhecia uma postagem assim tão interessante!

    passa lá?
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis fazer horta e tal, mais não tenho tempo de ficar tomando conta =/
    Mais o tema é bem interessante, as dicas, bacana!


    Retribui?
    http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Legal, gostei da proposta do seu blog, tô seguindo.
    O meu é diferente, mas acho que vai gostar.
    Segue? http://tobonitaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. gostei das dicas tenho uma chacara dentro da cidade estou querendo montar uma orta de porte grande

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das dicas, espero poder contar sempre com o auxilio de vcs, obrigado

    ResponderExcluir